A Aventura de Aprender a Brincar!
10 Brinquedos Didáticos
Por Margarida Guerreiro Silva
As crianças ao brincarem estão a aprender mesmo que não se apercebam, mas estaremos nós a ajudá-las com os brinquedos que lhes oferecemos?
De acordo com Vygotsky (1991), a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção da sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere.
O brincar é uma forma de comunicação, é por meio das brincadeiras que as crianças desenvolvem atos do seu dia a dia, seja ela com dramatizações que imitam o mundo dos adultos, jogos, o faz de conta, com palavras, ou seja, não importa o tipo da brincadeira, a criança está sempre a adquirir habilidades criativas, sociais, intelectuais e físicas.
A criança que brinca pode ser mais feliz, realizada, espontânea, alegre, comunicativa, entre outras características positivas que auxiliam no desenvolvimento infantil, podendo torná-la assim um ser mais humano, cooperativo e sociável.
Brincar é o trabalho da criança. A frase é de Maria Montessori e continua tão verdadeira hoje quanto era quando ela a escreveu. O objetivo da criança é a construção de si mesma. A brincadeira livre, em que as crianças escolhem o que fazer, quando fazer e onde, é um dos principais aspetos da sua vida.
De modo geral, brincar e jogar, não são mais do que uma fase de aprendizagem natural para a criança.
Os jogos e a forma como a criança brinca contribuem por isso para o seu desenvolvimento global. E com brinquedos educativos que proporcionem momentos de prazer à criança, a aprendizagem torna-se verdadeiramente sinónimo de brincadeira!
Cabe-nos a nós pais, educadores facilitar brinquedos às crianças que não limitem a brincadeira, mas que estimulem a criatividade da criança, que permita fazer do brinquedo aquilo que ela quiser.
Selecionamos alguns brinquedos que estimulam a criatividade, não oferecendo qualquer tipo de instruções, trabalham as emoções, incentivam as crianças a brincar ao ar livre e a descobrir jogos tradicionais e intemporais sem descurar a qualidade dos materiais, livre de plásticos e produtos tóxicos.
Com ele podemos criar muitas imagens diferentes, basta apenas utilizar a criatividade. São mais de 1000 imagens que podemos formar utilizando suas peças.
No meio das 25 caras (feitas de madeira de faia e imans) vais de certeza encontrar uma combinação que reflita o teu sentimento. Coloca-as na porta do frigorífico ou brinca na mesa. Baralha as várias metades até encontrares a expressão correta. Emoyings pode ficar zangada brincar com os outros, rir ou chorar. Tu decides.
O Ouriço, ou Hedgehog, da Elou Cork, é um brinquedo bastante simples de encaixe, cujo propósito é o de estimular o desenvolvimento da coordenação motora e visual. O objetivo deste jogo é martelar os compridos “espinhos” de cortiça no dorso deste simpático ouriço para completar o desafio, e criar a ilusão de um verdadeiro ouriço, cheio de espinhos e de ternura. Se procura um brinquedo muito completo, feito para brincadeiras entre maiores e mais pequenos este divertido jogo de encaixe com martelo é também muito decorativo, para além de toda a sua parte funcional e de brincadeira. Este brinquedo é feito de cortiça, um material hipoalergénico, apto para crianças de qualquer idade e o melhor é que é 100% Português e uma grande homenagem a um dos maiores bens da natureza, a cortiça.
Com estes pentes para areia e água da Speelbelovend podes começar a imaginar qual será o teu próximo desenho na areia! Com um simples movimento, tu podes fazer um caminho, um canal, ... mas também podes usar os pentes para desenhar ou escrever na areia, e claro podes usá-los para decorar a tua construção ou escultura na areia. Ah e podes pintar/decorar os teus pentes e torná-los ainda mais divertidos.
A Corda de Saltar, um jogo muito tradicional composto por uma corda de 20 metros e 2 pegas em madeira com 13 cm. Saltar à corda é dos exercícios mais completos, para além de ser super divertido é um verdadeiro desafio. Saltar à corda favorece a coordenação motora entre os braços e as pernas, e garante um melhor equilíbrio, velocidade e agilidade. Nada como sair de frente da TV e ir para a rua, fazer algo que faz parte das memórias dos teus pais e que pode agora fazer parte das tuas.
Esta engenhosa estrela de madeira ajuda-te a fazer cordões com fio de lã. É muito fácil de usar por crianças pequenas. Depois de fazer o cordão, usa-o para criar pulseiras, colares, cordões de decoração…
Trígonos é um jogo educativo de construção que contém blocos de madeira, paus de madeira e pedaços de tecido. Trígonos estimula a curiosidade, a criatividade e a concentração: as suas possibilidades de criação são infinitas. Praticamente sem darem conta as crianças começarão a usar várias formas geométricas. Assim que terminem as crianças desmontam o que fizeram e estão assim prontas para mais um desafio. Recomendado para crianças a partir dos 4 anos para enfrentarem desafios geométricos, matemáticos e de construção. Trígonos é um jogo para toda a vida!
Esta Fisga, feita em madeira natural e de forma tradicional, vem munida com 2 pompons super fofinhos, para não haver danos lá por casa. Para os mais pequenos vai ser treinar pontaria, para os mais velhos vai ser um regresso à infância. Acreditem não interessa a idade, nunca é tarde para brincar com uma fisga destas. Vem numa caixa em cartão, e faz uma prenda incrível e memorável, de tão simples que é. Escolhe a tua cor favorita.
Com estas molas gigantes tu podes prender lençóis, cobertores e construir o teu próprio telhado! Dentro de casa podem ser usadas para prender um pedaço de tecido a uma cadeira ou sofá, a portas, mesas, etc. E no exterior podes prendê-las nos ramos das árvores, barras… Estas molas não abrem como as molas normais, porque elas abrem até 5,5 cm. Para além de tudo isto, elas transformam-se em coelhos, peixes ou crocodilos! Ah e se desmontares as duas peças, podes ter barcos, cavalos, ondas, ... e qualquer coisa que tu imagines! Tu até as podes usar no teu cabelo!
10. Domi Chalking
Se gostas de dominós, vais adorar Domi-Chalking. Com Domi-chalking tu podes criar os jogos que possas imaginar. O primeiro jogo é criares as regras. Assim que tenhas as regras, decora as peças e joga para ganhar (ou não). Podes fazer um jogo diferente todos os dias. Por exemplo, tu podes misturar: palavras com desenhos, cores com letras, bandeiras com países, numeração Romana com numeração Árabe, contar histórias ou criar cenários. Podes criar centenas de jogos com o teu Domi-chalking.
Autora
Margarida Guerreiro Silva
Manager/Founder Little Conquers
Fontes: Lar Montessori; Mãe me quer; Educare.pt.