PORTES GRATUITOS a partir de 40€ CompreJá

Dicas para Ensinar a Sustentabilidade às Crianças

Dicas para Ensinar a Sustentabilidade às Crianças

Por Margarida Guerreiro Silva                    

Já é sabido que as crianças tendem a replicar as ações, os comportamentos e até mesmo algumas falas dos adultos. Por isso, introduzir os princípios da sustentabilidade para crianças é uma tarefa coletiva — ou seja, realizada dentro e fora de casa — e que implica muito nas decisões tomadas por pais e responsáveis, além de ser baseada também no estilo de vida no qual os pequenos estão inseridos desde os seus primeiros anos.

Se ainda não está familiarizado com o assunto e precisa saber por onde começar a implementar a sustentabilidade na educação infantil, separamos algumas dicas importantes que a família deverá ter.

 

  • Reciclagem

Adote em sua casa os baldes coloridos para a separação do lixo. Se quiserem é só pegar bem três caixotes de cartão e pintá-los com as crianças. Embora seja uma ação simples, este passo é decisivo para que desde cedo haja a consciência e a responsabilidade em relação ao destino dado ao lixo.

  • Horta em casa

A horta em casa é uma maneira de economizar e ainda garantir refeições mais saudáveis, livres de substâncias tóxicas para a saúde. Cultivar pequenas plantinhas dentro de casa é uma ótima alternativa de trabalhar a natureza na sustentabilidade para crianças colocando a mão na massa — ou melhor dizendo, na terra!

  • Brinquedos reciclados

Que tal propor aos seus filhos que que contruam os seus próprios brinquedos? Latas, garrafas pet, caixas de cartão e muitos outros objetos que seriam parta o lixo podem-se tornar brinquedos reciclados divertidos e muito educativos sobre a sustentabilidade para as crianças.

  • Garrafa de estimação

A sustentabilidade para crianças também deve trabalhar a redução na produção de lixos descartáveis, como copos, talheres e guardanapos. Aqui a ideia é escolher uma garrafa reutilizável para seu filho levar sempre consigo, mas você também pode fazer o mesmo com colheres, além de aderir a guardanapos de tecidos e palhinhas reutilizáveis, por exemplo.

  • Banho em tempo recorde

Banhos rápidos são uma das tarefas mais difíceis da sustentabilidade para crianças, mas nada que uma “competição” não ajude a resolver. A dica é criar um jogo com seu pequeno e estabelecer uma média de 10 minutos por banho, onde você o irá ajudar a reduzir esse tempo diariamente através de músicas e histórias. Cá em casa temos uma regra de uma música é a duração do banho, quando também lavam o cabelo têm direito a duas músicas.

  • Televisão e luzes desligados

Quando acabar o filme, lembre o seu filho da importância de desligar todos os equipamentos eletrónicos e apagar as luzes antes de sair do quarto/sala. Afinal, a sustentabilidade para as crianças deve reforçar a importância da economia, e começar pela energia elétrica é fundamental.

Não se esqueça de mencionar também que além do benefício financeiro, a economia de energia é tão importante para o meio ambiente quanto a de água — ou seja, aqui está um motivo a mais para reduzir o tempo dos banhos quentinhos.

  • Dia da doação

A doação é um dos aspetos fundamentais para trabalhar o princípio social na sustentabilidade para as crianças. Peças de roupas que não servem mais, brinquedos que não são utilizados com frequência e livros que já foram lidos, por exemplo, com certeza serão muito mais úteis para outras crianças que não têm acesso a esses bens.

Vale frisar que os objetos que seu filho separar para doação precisam estar em bom estado de uso, não podem estar partidos ou com avarias, ok? Por isso, conservar os brinquedos é outro ponto importante a ser trabalhado.

E agora você já sabe: converse sobre educação ecológica com seus filhos e aproveite as nossas dicas para introduzir ações de conscientização no dia a dia dos seus pequenos conquistadores com muita diversão em família. 

Afinal, lembre-se que investir na sustentabilidade com as crianças é o caminho certo para garantir um futuro melhor para as próximas gerações, pois o nosso planeta é a nossa primeira casa e deve ser sempre bem cuidado e respeitado.

Let the kids tell the story!

 Autora 

Margarida Guerreiro Silva

Manager & Founder Little Conquers